02/04/2017

Morreu Evgueni Evtouchenko (1933-2017)

O poeta russo Evgueni Evtouchenko, personagem emblemático do chamado "degelo da União Soviética (URSS)", morreu neste sábado aos 84 anos nos Estados Unidos, afirmou sua esposa, Maria Novikova, à agência de notícias estatal russa RIA Novosti.
"Morreu há alguns minutos, rodeado por seus familiares, tranquilamente", declarou Novikova.
Evgueni Evtouchenko foi um símbolo do inconformismo durante o curto degelo pós-stalinista, em que a URSS foi liderada por Nikita Khrouchtchev, entre 1956 e 1964. A partir dali, o poeta tornou-se um apoiador leal e um privilegiado do regime até a queda da União Soviética.
"Evtouchenko era uma lenda [...] que vivia segundo sua própria fórmula", declarou Natalia Solzhenitsyn, viúva do escritor e dissidente russo Alexander Soljenítsin, à emissora pública Rossia 24.
Pouco depois de ser hospitalizado nesta semana, Evtouchenko pediu para ser enterrado em Peredelkino, "não distante do túmulo de Boris Pasternak", afirmou à agência oficial TASS o produtor Serguei Vinnikov, que prepara um festival de poesia na Rússia pelos 85 anos do poeta.
Nascido em 18 de julho de 1933 em Irkutsk, na Sibéria, Evtouchenko publicou seus primeiros poemas aos 20 anos. Rapidamente ganhou popularidade na União Soviética, onde sua liberdade de escrita e seu inconformismo rompiam com as normas admitidas na literatura da época stalinista.
Evtouchenko morava havia 20 anos nos Estados Unidos. Nos últimos anos, estava dando aula na Universidade de Tulsa, em Oklahoma.


VAGUEIO

Vagueio pelas ruas apinhadas da capital
por cima das alegres águas de Abril,
escandalosamente ilógico,
inescusavelmente jovem.

Tomo eléctricos de assalto,
minto com entusiasmo,
e corro eu próprio atrás de mim,
e não me posso apanhar.

Estou aturdido pelas barcaças bojudas,
pelo aviões,
pelos meus próprios poemas...
Deram-me riqueza,
mas não me disseram que fazer com ela.

                                  Evgueni Evtouchenko



Sem comentários:

Enviar um comentário